BC emite primeiros reais digitais; saiba o que vai mudar na sua vida

DUO Digital
2 min readOct 24, 2022

Nova moeda pode criar um sistema de pagamentos instantâneo que vai funcionar separadamente do bancos

Na quinta-feira (20) o BC (Banco Central do Brasil) emitiu, experimentalmente, as primeiras unidades do real digital. Com isso, a autoridade monetária brasileira deu um passo importante na emissão de sua moeda digital, um movimento que vem ocorrendo em vários países e que deverá representar — sem exagero — uma revolução nas finanças como as conhecemos ao redor do mundo.

O real digital está mesma lista de das demais CBDC (Central Banks Digital Currencies) ou moeda digital dos bancos centrais. Tecnicamente, o real digital será uma “stablecoins”, ou moeda de valor estável, valendo um real. Isso faz com que ele seja diferente de criptoativos como bitcoin ou ethereum, cujas cotações oscilam. Os reais serão emitidos em um ambiente de teste, no Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT). Até o final de dezembro, a versão “demo” deve ser apresentada.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

À primeira vista, o real digital não parece ser muito diferente dos reais “convencionais” que trafegam pelos servidores dos bancos e das processadoras de pagamentos. O papel-moeda vem sendo cada vez menos usado, pelo menos nas transações formais da economia (o mercado informal é outra história, mas não trataremos dele aqui).

Pense, por exemplo, no seu salário. Ele é creditado em uma conta bancária pelo seu empregador. Esses recursos são usados para pagamentos. Podem ser boletos em débito automático, podem ser cartões de débito e crédito, e podem ser transferências via Pix. Todas essas transações, que trafegam por meios muito diferentes, são “digitais”: são trocas de informações entre sistemas, sem movimentação de dinheiro físico.

--

--

DUO Digital
0 Followers

Somos o maior HUB de Câmbio digital, envie seus reais do Brasil para o mundo e do mundo para o Brasil. Visite: duodigital.us